Pesquisar este blog

domingo, 13 de junho de 2010

Glossário dos termos da Contabilidade

ATIVO - Conjunto de valores que expressa o investimento ou as aplicações de capital indicando também a parte positiva do Patrimônio.
ATIVO CIRCULANTE - Parte do ativo que reúne os valores suscetíveis de movimentação. São estes elementos por ex. : dinheiro em caixa, em bancos, mercaorias, matéiras primas, matérias secundárias, títulos etc.
AMORTIZAÇÃO - Eliminação gradual e periódica do ativo de uma empresa, como encargos do exercício, das imobilizações financeiras ou imateriais.
BALANÇO - Demonstração sintética do estado patrimonial de uma empresa ou de uma entidade, através de seus investimentos e da origem desses investimentos. É a evidenciação de equilíbrio de valores e nesta forma de observar pode existir balanço de conta, balanço de grupo de contas, balanço de sistemas etc..
Balanço é um sistema de valores formalmente constituído de duas partes – o estado Ativo e Passivo, ou estado Patrimonial ou inventário patrimonial e a conta geral de Lucros e Perdas.
CAPITAL DE GIRO - Capital em circulação ou movimentação. Doutrinariamente, tanto se aceita a movimentação dos valores do Ativo (Disponível e Realizá vel) como do Passivo ( Exigível ) Tecnicamente, para efeitos cadastrais, o capital de giro é apenas o capital circulante do ativo.
CAPITAL SOCIAL - É o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa. 
COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social. É um tributo cobrado pela União sobre o faturamento bruto das pessoas jurídicas, destinado a atender programas sociais do Governo Federal. Sua alíquota, que era de 2%, foi aumentada para 3% em fevereiro de 1999.
CMV - Custo das Mercadorias Vendidas.  
CUSTO - Investimento para que se consiga um bem de uso ou de venda ; o mesmo que gasto, despesa ; aplicação de meios para produção.
DESPESAS DO EXERCÍCIO SEGUINTE OU DESPESAS ANTECIPADAS - Despesas que tendo sido pagas, referem-se, todavia, a outros exercícios, ou seja são gastos apropriáveis no futuro exercício. 
DESPESAS DIFERIDAS - Despesas que não se referem ao exercício que se escritura, despesas feitas por antecipação, despesas que devem ficar suspensas até que chegue o seu período próprio. 
DESPESAS OPERACIONAIS - Gastos que dizem respeito diretamente à atividade da empresa.
DEPRECIAÇÃO - Fenômeno contábil que expressa a perda de valor que os valores imobilizados de utilização sofrem no tempo, por força de seu emprego na gestão, perda de valor pelo uso.
DISPONÍVEL - Classificação financeira de contas que indica o grupo dos valores postos à imediata disposição de uma empresa a fim de que possa lançar mão do recurso de natureza financeira líquida. 
DRE (Demonstração do resultado do exercício) - Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência.
ESCRITURAÇÃO - É o registro cronológico dos fatos que ocorrem no patrimônio.  
ESTOQUE - Existência no armazém ou depósito de bens materiais circulantes (mercadorias, matérias-primas, produtos etc).
FLUXO DE CAIXA - São as previsões e o registro do movimento de entrada e saída de dinheiro de uma empresa, órgão governamental ou mesmo de uma família. Mostra a posição líquida de caixa necessária para um certo período. É um importante instrumento para administração de uma organização.  
ICMS - Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, também chamado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. É um imposto estadual não-cumulativo. É a grande fonte de receita do Distrito Federal e dos Estados. Sua alíquota de 7 a 33% (na média, 17%). 
IOF - Imposto sobre Operações Financeiras. Imposto que incide sobre as remunerações de todas as atividades bancárias e financeiras, com exceção dos juros propriamente ditos. Normalmente incide no ato do crédito da operação.  
LUCROS ACUMULADOS - Resultado positivo acumulado da entidade, legalmente ficam em destaque mas, tecnicamente, enquanto não distribuídos ou capitalizados, podem ser considerados como reservas de lucros. 
NF - Nota Fiscal. Documento de emissão obrigatória por todas as pessoas jurídicas, civis e mercantis, no ato da comercialização de bens, produtos, mercadorias e serviços. É emitida nas vendas à vista ou nas vendas a prazo (faturadas/a prestação). Através desse documento é possível à fiscalização fazendária proceder ao levantamento do imposto devido e não recolhido. A sua não emissão ou a emissão com valor inferior (a chamada meia-nota) é uma das práticas lesivas ao Fisco mais comuns, sendo a maior responsável pela evasão/sonegação de Receita Tributária.
PASSIVO EXIGÍVEL - Grupo de contas do passivo, da classificação financeira, que agrupa as contas representativas das dívidas da empresa. Pode ser a curto e a longo prazo ( curto prazo geralmente considerado até um ano). 
PATRIMÔNIO LÍQUIDO - Definimos Patrimônio Líquido como a diferença entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade em determinado momento.
Valor resultante da diferença entre os valores do Ativo e as Dívidas expressas no Passivo Circulante e no Passivo Exigível a Longo Prazo. Equivale a Capital Próprio ou Recursos Próprios.
RATIO - Termo latino empregado para designar as relações médias entre os diversos valores patrimoniais ou quocientes derivados de valores.
REGIME DE CAIXA - Quando, na apuração dos resultados do exercício são considerados apenas os pagamentos e recebimentos efetuados no período. Só pode ser utilizado em entidades sem fins lucrativos, onde os conceitos de recebimentos e pagamentos muitas vezes identificam-se com os conceitos de receitas e despesas. 

Nenhum comentário: